#AgendaCidadeUNICEF realiza encontro pela primeira infância em Belém (PA)

#AgendaCidadeUNICEF realiza encontro pela primeira infância em Belém (PA)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza na quinta-feira (21.12) o Encontro Formativo da UAPI - Unidade Amiga da Primeira Infância, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) em Belém (PA). O evento reúne técnicos e gestores da saúde, assistência social e educação para promover ações e atividades pela melhoria da oferta de serviços e diálogo focando no atendimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil.

 

O encontro será um momento para ampliar a adesão de outros espaços da rede de atendimento e proteção de crianças na iniciativa, além de compartilhar experiências vivenciadas pelas equipes nesse primeiro ciclo e decidir os próximos passos para o próximo ciclo de adesão à estratégia. 

 

Na primeira fase da UAPI em Belém, sete unidades de saúde e 12 unidades de educação infantil  foram certificadas por melhorar indicadores relacionados ao atendimento na primeira infância Além disso, um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) como projeto piloto de ações integradas para o cuidado integral na primeira infância. 

 

Para a oficial de Saúde do UNICEF na Amazônia Legal, Lídia Pantoja, “a primeira infância é uma oportunidade única para o desenvolvimento da criança. A ideia é que consigamos estender para 100% das unidades de saúde e educação infantil do território da capital. O esforço das ações intersetoriais envolvendo a saúde, educação e assistência social, fortalecendo capacidades dentro dos serviços públicos é fundamental para a garantia de direitos, com impactos duradouros e de larga escala”, avalia Lídia. 

 

OFICINAS CONTRA VIOLÊNCIAS

Já na próxima sexta-feira (22.12), de 9 às 12h, será realizada uma oficina para adolescentes e jovens moradores do bairro do Guamá com o tema “Educomunicação e produção de vídeos com celular”, na Usina da Paz Guamá. O objetivo é instruir o público juvenil sobre as técnicas básicas de audiovisual para que eles consigam mostrar a realidade onde moram e produzir vídeos sobre suas histórias de vida.  

 

Desde outubro foram realizadas oficinas sobre diversos temas como dignidade menstrual, projeto de vida, mundo do trabalho, antirracismo, nas escolas do bairro para estudantes e profissionais da educação. Já nas oficinas realizadas na Usina da Paz Guamá, além do público juvenil tiveram a participação de familiares adultos. As ações fazem parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF que atua em algumas capitais do país com objetivo de reduzir os índices de violência contra crianças, adolescentes e jovens.

 

SOBRE A UAPI - A Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia em prol da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias. A UAPI favorece a comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em unidades de educação, saúde e assistência social. A iniciativa é realizada em seis capitais em parcerias com as gestões municipais – Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís. Cada edição dura 18 meses, divididos entre lançamento, adesão, capacitação, implementação e certificação.

 

#AgendaCidadeUNICEF - A Agenda Cidade UNICEF (ACU) é uma iniciativa que planeja, até 2024, realizar um conjunto de ações integradas em território definido como prioritário para atuação nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência, inclusão socioprodutiva, água e saneamento. Em parceria com as prefeituras, o ACU fornece apoio técnico, metodológico, em diálogo com outras iniciativas locais e globais. Belém, Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo fazem parte desta iniciativa que desenvolve um conjunto de ações buscando prevenir a violência e a discriminação contra adolescentes.

 

Para saber mais sobre a iniciativa: https://www.unicef.org/brazil/agendacidadeunicef 

Para acompanhar as ações da #AgendaCidadeUNICEF, temos os perfis nas redes sociais digitais do Instituto Peabiru.

 

Encontro Formativo UAPI (Unidade Amiga da Primeira Infância)

Data: 21 de dezembro de 2023
Horário: 8h30 às 17h
Local: CIIC - Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, Av. Alm. Barroso, 1765 - Marco. 

 

Oficina “Educomunicação e produção de vídeos com celular”

Data: 22 de dezembro de 2023
Horário: 9h às 12h
Local: Usina da Paz Guamá, Av. Bernardo Sayão, 4783 - Guamá, Belém - PA.

 

Contatos para a imprensa:

 

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022
E-mail: ipoliveira@unicef.org

 

Luciana Kellen
Assessora de Comunicação
Instituto Peabiru
Telefone: (91) 99376-6510
E-mail: lucianaselounicef@gmail.com