Adolescente do NUCA de Boca do Acre participa do Encontro Nacional "Reimaginando Futuros" em Brasília

Adolescente do NUCA de Boca do Acre participa do Encontro Nacional "Reimaginando Futuros" em Brasília

 

Adolescente do NUCA de Boca do Acre participa do Encontro Nacional "Reimaginando Futuros" em Brasília

Adolescente do NUCA de Boca do Acre participa do Encontro Nacional "Reimaginando Futuros" em Brasília
Angelina Prudêncio, 13 anos, participante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do município de Boca do Acre, no Amazonas duante atividades do encontro (Foto: Wesley Valente/NUCA Ilha de Mosqueiro/Pará)

A adolescente Angelina Prudêncio, 13 anos, participante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do município de Boca do Acre, no Amazonas, participou de 16 a 18 de abril, do Encontro Nacional de Redes de Adolescentes e Conselho Jovem do UNICEF – REIMAGINADO O FUTURO, em Brasília.

O Encontro Reimaginando futuro é um espaço de troca de vivências entre as diferentes adolescências e suas realidades. Além disso, pode proporcionar momentos de formação, reflexão e principalmente, a construção de uma agenda que valorize os direitos dos adolescentes nas políticas públicas sejam elas municipais, estaduais ou federal. É importante valorizar a voz e o direito a participação plena e efetiva de cada adolescente, principalmente as vozes Amazônidas.

A adolescente participa ativamente do NUCA em Boca do Acre e está com outros adolescentes dos diversos estados do país para contribuir significativamente para construção de um futuro melhor, pautando ideias e ações na construção de políticas públicas. “É de extrema importância quando nós jovens representamos nosso povo, nossas lutas. O encontro disponibiliza que nossa indignação como um todo venha à tona de maneira que nossas ideias de reimaginar o nosso futuro  sejam ouvidos. Todos têm suas ideias pra melhorar nosso país, então esse encontro abre portas de oportunidades para ouvir nossa voz em prol de uma qualidade de vida cidadã melhor que almejamos para o futuro das crianças, adolescentes e jovens”, declarou Angelina Prudêncio.

Participam do encontro os adolescentes e jovens integrantes do Conselho Jovem do UNICEF, NUCAS do TAM e SAB, Agenda Cidade, Redes de Adolescentes Indígenas; Redes de Adolescentes Negros; Redes de Adolescentes Quilombolas; Redes de Adolescentes LGBTQIA+; Redes de Meninas; Adolescentes Migrantes; e Jovens com deficiência.

O evento tem como objetivos:  fortalecer as redes de adolescentes a nível nacional e qualificar a participação cidadã dos participantes; sugerir temas prioritários para a área de adolescentes no próximo ciclo programático no Brasil, com especial atenção às ações de incidência política no nível municipal, estadual e federal; oferecer treinamento em temas relevantes, indicados pelos adolescentes do Conselho Jovem em diálogo com o UNICEF; construir uma agenda de temas a serem trabalhados a nível municipal, estadual e federal ao longo do ano; compartilhar experiências da mobilização e participação cidadã adolescente no Brasil.

“O protagonismo juvenil é um dos principais focos do Selo UNICEF e ficamos muito felizes em ter uma adoleslecente representando o NUCA de Boca do Acre que é sempre muito participativo nas ações da iniciativa. Sem dúvidas, Angelina irá voltar com uma bagagem repleta de experiências e novas ideias para compartilhar com adolescentes de outros municípios e estados que participam dos nossos encontros virtuais chamados Café com NUCA”, ressaltou Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos pela Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF, edição 2021-2024, no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.