51 municípios cearenses participam de encontro do Selo UNICEF em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte sediou reuniões entre gestores municipais e equipes do UNICEF e parceiros técnicos

Representantes dos 51 municípios cearenses que participam da atual edição do Selo UNICEF estiveram arão reunidos com a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros amanhã (15 de maio), no memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Ao longo do mês de maio, os 176 municípios inscritos nesta edição, divididos por polos, participam de capacitações técnicas em políticas públicas para crianças e adolescentes. Em Fortaleza, o encontro ocorreu no dia 10 de maio, com 77 municípios, e dia 30 será a vez de Sobral, com 48 municípios.

Cada município foi representado por dois gestores ligados à administração local, um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo menos um adolescente que participa do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. O encontro contou também com a participação do representante do escritório do UNICEF no Ceará.

O encontro faz parte do segundo ciclo de capacitações do Selo UNICEF – Edição 2017-2020, e incluiu orientações sobre como os municípios serão agrupados para avaliação pelo UNICEF, quais indicadores serão monitorados e como isso será feito, e como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Também houve um debate de orientação sobre direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e sobre participação juvenil.