1.343 municípios acessaram a PCJ em junho, último mês de envio de documentações para certificação

Avaliação segue até outubro. Municípios que receberão o Selo UNICEF serão anunciados em novembro.

1.343 municípios acessaram a PCJ em junho, último mês de envio de documentações para certificação

Avaliação segue até outubro. Municípios que receberão o Selo UNICEF serão anunciados em novembro.  

O período de implementação do Selo UNICEF terminou em 30 de junho, data final para recebimento, pelos parceiros do UNICEF, das últimas documentações comprobatórias dos municípios participantes. Dos 2.023 municípios que aderiram à atual edição (2021-2024), 1.343 realizaram alguma ação na Plataforma Crescendo Juntos (PCJ), o sistema de monitoramento do Selo UNICEF, nos 30 dias antes de seu fechamento, ou seja, em junho de 2024.

“Isso indica o maior número de municípios ativos a essa altura na história do Selo UNICEF”, explica Mario Volpi, coordenador nacional para o Selo UNICEF. “É um engajamento acima do esperado, e nos faz ter boas perspectivas de um grande número de municípios avançando rapidamente nos direitos das crianças, independentemente se vão receber o Selo UNICEF ou não no final”.  

Revisão a todo vapor

Em agosto, os municípios tiveram oportunidade de solicitar revisão de informações em casos de divergências ou imprecisões nas informações coletadas. Os casos serão avaliados até 11 de outubro, de acordo com critérios de priorização para os municípios que cumpriram os critérios para certificação, para aqueles cuja dúvida já foi resolvida e para os outros casos. Todos os municípios que enviaram ofício com pedido de revisão serão respondidos até o fim de outubro.

 

O anúncio dos municípios certificados está previsto para o início de novembro.

Selo UNICEF 25 anos

O encerramento da edição atual (2021-2024) marca também o aniversário de 25 anos do Selo UNICEF, principal inciativa do UNICEF no Brasil para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.  

A atual edição conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social, RD Saúde, Vale e Fundação Vale, Enel, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Energisa, Equatorial Energia e RGE.  

O Selo UNICEF é implementado por parceiros da sociedade civil espalhados pelos 18 estados com municípios participantes: APDMCE, Asserte, CDJBC, Instituto ForMação, Instituto Peabiru e Visão Mundial.  

 

CONFIRA ABAIXO O RECADO DO UNICEF PARA OS MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO SELO UNICEF