APRESENTAÇÃO
Há uma ideia poderosa que eu e meus colegas de UNICEF costumamos usar sempre que precisamos explicar para alguém o que é e como funciona o Selo UNICEF: quem faz o Selo UNICEF acontecer são as pessoas em seus municípios. E é justamente sobre pessoas que se tratam os Fóruns Comunitários, os dois momentos fundamentais de envolver a comunidade nas decisões das políticas públicas pelas crianças e adolescentes de seu município.
Os Fóruns Comunitários são encontros entre pais, mães, irmãos e irmãs, avós e avôs, famílias, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, gestores municipais, empresas, adolescentes e todos e todas que podem de alguma forma contribuir e influenciar que os direitos dos meninos e das meninas sejam respeitados e garantidos.
O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. Com um resultado prático: um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF. E os resultados deste Plano de Ação são apresentados à comunidade em 2020, durante o 2º Fórum Comunitário, quando novamente a participação dos cidadãos e cidadãs do município é fundamental para o garantir que as políticas públicas pelas crianças e adolescentes funcionem, e que permaneçam após o fim deste ciclo do Selo UNICEF.
Esta edição do Selo UNICEF traz ainda uma inovação, a Reunião Intermediária de Acompanhamento, instrumento para auxiliar os gestores municipais a avaliar se o Plano de Ação está sendo seguido e fazer os ajustes necessários para que o município chegue ao 2º Fórum Comunitário com mais e melhores resultados concretos para apresentar à comunidade.
A equipe do UNICEF e nossos parceiros estarão com vocês durante os quatro anos do Selo UNICEF. Contem conosco. Vamos juntos avançar na realização dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Mas lembrem que isso só é possível a partir da mobilização de todos, Prefeitura e comunidade.
Bons Fóruns Comunitários a todas e todos.
Florence Bauer
Orientações para reprodução de conteúdo
O UNICEF incentiva o uso de seus estudos, pesquisas e relatórios para fins educacionais e informativos, mas todas as publicações da organização estão protegidas por leis e regulamentos de direitos autorais. A autorização por escrito do UNICEF é obrigatória para a reprodução de quaisquer de suas publicações, no todo ou em parte, e em qualquer formato ou meio, incluindo impressos ou eletrônicos. As autorizações para organizações governamentais e não governamentais, instituições educacionais e de pesquisa e indivíduos que trabalham sem fins não lucrativos podem ser concedidas gratuitamente, desde que conste menção de crédito ao UNICEF.