Apresentação da Busca Ativa Vacinal - BAV
 

Aqui você vai encontrar a apresentação da iniciativa Busca Ativa Vacinal, assim como os  primeiros passos e orientações para a implementação desta estratégia.


 

BUSCA ATIVA VACINAL - BAV

Lançamento – 07 de dezembro de 2022

 

Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma metodologia e plataforma tecnológica inovadora e gratuita criada pelo UNICEF para apoiar os governos locais na identificação, registro e monitoramento de crianças não imunizadas ou em risco de não receberem vacinas. Será implementada nos municípios participantes do Selo UNICEF. Ao participar do selo UNICEF o município já aderiu a BAV.


Primeiros passos e orientações


Primeiramente o prefeito deve indicar um Gestor da BAV, denominado Gestor da Política Pública para coordenar e articular o processo político para implementar a estratégia.


O prefeito e o Gestor da Política Pública indicam um Coordenador Operacional da BAV, que apoia o Gestor da Política Pública, conduz as reuniões intersetoriais, acompanha a plataforma BAV e coordena a equipe.


O Gestor da Política Pública e o Coordenador Operacional devem fazer o Curso da Busca Ativa Vacinal – BAV, já disponível no AVA do selo UNICEF. Recomenda-se que façam o curso até 28/02/2022.


Para acessar o curso: primeiro acessar o AVA UNICEF no link a seguir  https://ava.unicef.org.br/login/ e criar uma conta. Após criar a conta acessar o Curso da Busca Ativa Vacinal – AVA no seguinte link: https://ava.unicef.org.br/course/view.php?id=35


ATENÇÃO: o e-mail utilizado para fazer o curso deve ser o mesmo que será utilizado na plataforma da BAV, assim poderemos saber quais os componentes da equipe da BAV realizaram o curso. Isso faz parte das metas do Resultado Sistêmico 1 do Selo UNICEF.


Quanto a plataforma da BAV já está disponível para adesão do prefeito à plataforma. Ao fazer a adesão a plataforma, o prefeito já indica o Gestor da Política Pública, em seguida receberá um e-mail para confirmar a adesão, após a confirmação do prefeito, o Gestor da Política Pública receberá e-mail para adesão e poderá inserir a equipe, espera-se a inserção de toda a equipe até 30/03/2022. Neste momento a plataforma está disponível para essa função, as outras funcionalidades serão disponibilizadas em março de 2023. Acessar no link a seguir: https://buscaativavacinal.org.br/login.


Os municípios podem acessar os guias da BAV e tutoriais para adesão a plataforma dentro do curso da BAV, nas Boas-Vindas.


Os cursos para os outros atores da BAV serão disponibilizados em breve e espera-se que sejam ser realizados até e que até 30 de maio de 2022, por todos os componentes da equipe. 


A Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIm em parceria com o UNICEF está oferecendo o Curso Sala de Vacina, espera-se que todos os profissionais de sala de vacina realizem o curso. O curso é gratuito e os profissionais podem se inscrever já. Para se inscrever acessar o link a seguir: https://www.grupogen.com.br/curso-sala-de-vacinacao-sbim

 

Alguns Problemas relatados na Adesão a Plataforma BAV


1.Problema

O prefeito não recebeu nenhum e-mail até hoje. Podem trocar o endereço cadastrado? O prefeito não visualizou nenhum e-mail e nós não estamos conseguindo cadastrar a coordenadora de vacina Do município.

Resposta: 
Verificar e o e-mail que cadastrou é exatamente o que me passou. O e-mail pode ter ido para o spam. Pedir ao prefeito que verifique o spam.

Somente após a confirmação da adesão do prefeito, o gestor da Política Pública receberá e-mail para a adesão e depois disso poderá inserir a equipe.

 

2.Problema


O e-mail do coordenador da BAV   cadastrado na adesão ao programa foi digitado incorreto. Portanto, o acesso não chegou ao coordenador para que ele entre na plataforma e cadastre os demais membros exigidos. 


Resposta:


Enviar todos os dados do município e do Gestor da Política Pública Municipal, assim poderemos excluir e o município poderá cadastrar novamente.
Nome, CPF, data de nascimento, telefone, município e estado.

 

3.Problema


O prefeito fez adesão e refere não ter acesso ou esqueceu a senha do e-mail utilizado para adesão.


Resposta:


Enviar as informações do município para que seja feita a exclusão e o município possa fazer novamente a adesão


Atenção: esta ferramenta de exclusão está sendo desenvolvida, portanto o município terá que esperar alguns dias. Assim que for feita a exclusão o município será comunicado para que possa fazer nova adesão.

 

4.Problema


O Gestor da Política Pública Municipal cadastro uma pessoa da equipe e digitou errado o e-mail, portanto a pessoa não recebeu o e-mail para adesão.


Resposta:


O gestor pode excluir essa pessoa e cadastrar novamente.

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 
No “X” basta clicar e rejeitar a inclusão desse usuário.

Documentos Relacionados

Nesta página você encontra todas as apresentações dos aulões do Selo UNICEF.