Pular para o conteúdo principal

 

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma online e gratuita com o objetivo de ajudar os municípios no combate à exclusão escolar, permitindo a identificação, registro e acompanhamento de casos de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão, visando o enfrentamento à causa de evasão escolar. A plataforma também fornece a sistematização de dados como o número de estudantes fora da escola e as principais causas de evasão, o que permite o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas municipais para a inclusão escolar. 

 

A plataforma é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF

A adesão e o uso da plataforma Busca Ativa Escolar é um dos Resultados Sistêmicos obrigatórios do Selo UNICEF. O Resultado Sistêmico 2 exige “Programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola implementado”, tendo como ação de validação a implementação da estratégia de Busca Ativa Escolar em parceria com a UNDIME do estado e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS). Portanto, para alcançar este resultado sistêmico é necessário aderir à iniciativa. 

Resultado Sistêmico 2

 

Acesse o Guia de Políticas Públicas do Resultado Sistêmico 2 aqui.

Como o município pode participar?

O município deve aderir à plataforma e formar uma equipe municipal intersetorial de Busca Ativa Escolar, responsável por garantir que a iniciativa seja implementada, incluindo as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Confira o passo-a-passo:

1. Adesão à Busca Ativa Escolar, diretamente na plataforma, pelo(a) prefeito(a) municipal;
2. Cadastro do(a) Coordenador(a) Operacional e do(a) Gestor(a) Político(a) da Busca Ativa Escolar, para a gestão completa do sistema e articulações, respectivamente;
3. Constituição e cadastro da equipe intersetorial municipal, com, pelo menos, supervisores das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social;
4. Cadastro dos técnicos verificadores das três (ou mais) áreas, responsáveis pelo levantamento e análise dos dados de cada criança ou adolescente encontrado;
5. Cadastro da equipe de agentes comunitários, que atuarão em campo emitindo alertas.

Após a adesão da plataforma e a formação da equipe, o município pode iniciar os trabalhos em campo. Confira as responsabilidades de cada membro da equipe municipal aqui.  

Conheça a história do município de São Bernardo do Campo (SP):   

Também tem experiências exitosas de Busca Ativa? Compartilhe no nosso grupo do Facebook e na Plataforma Crescendo Juntos

O UNICEF e parceiros estão realizando, semanalmente, plantões virtuais de tira-dúvidas sobre a Busca Ativa Escolar. As transmissões em tempo real acontecem pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube e ficam também disponíveis pela página do UNICEF Brasil no Facebook.

Materiais instrucionais, PPTs, vídeos e formulários podem ser baixados aqui. 

Clique aqui e acesse a plataforma Busca Ativa Escolar.