Pular para o conteúdo principal

Piauí: Capacitações Presenciais RS 6

Começa mais um ciclo de formação do Selo UNICEF!

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dá início ao 4º Ciclo de Formação da edição 2025-2028 do Selo UNICEF. Este novo ciclo será inteiramente dedicado à equidade étnico-racial nas políticas públicas municipais, integrando o Resultado Sistêmico 6 da metodologia.

O objetivo central desta capacitação presencial é qualificar as equipes municipais para o enfrentamento ao racismo institucional e garantir a construção de políticas públicas mais equitativas, assegurando os direitos de crianças, adolescentes e jovens indígenas, quilombolas e negros. Pela primeira vez, a equidade étnico-racial atua como um eixo transversal a todos os outros resultados sistêmicos do programa (saúde, educação, proteção contra as violências, água e saneamento e proteção social).

📌 Pauta dos Encontros

Durante o ciclo formativo, as equipes trabalharão os seguintes temas práticos para a gestão pública:

  • Início do processo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
  • Apoio para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).
  • Revisão dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) sob a perspectiva étnico-racial.
  • Formação continuada para equipes de saúde, educação, proteção social e proteção de direitos, visando um atendimento antirracista e culturalmente sensível.

📍 Onde e quando vai acontecer no seu Estado?

No Piauí, a formação acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro,  em duas cidades,  Teresina e Floriano. Os endereços são:

  • Polo Teresina – Auditório da OAB- Rua Governador Tiberio Nunes, S/N, Centro, Teresina – Piauí – 1 e 2 de setembro de 2026;
  • Polo Floriano – Auditório do Instituto Federal do Piauí- IFPI - Rua Francisco Urquiza Machado, 462, Bairro Campo Velho, Floriano, Piauí – 3 de setembro de 202
Capacitação Presencial
Atualizado
Em Breve
-

Datas e Horários

01/09/2026
03/09/2026