UNICEF e SBP lançam campanha de incentivo à vacinação infantil

1
Com o objetivo de contribuir para melhoria da cobertura vacinal nos municípios do Semiárido e Amazônia, especialmente os municípios inscritos no Selo UNICEF, o UNICEF e a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP se uniram em uma campanha de incentivo à vacinação. O propósito é conscientizar a população sobre a importância da imunização de todos como forma de proteger as crianças, especialmente entre famílias com crianças de 0 a menores de 5 anos.
 
A iniciativa, prosseguirá em 2019 com materiais direcionados a gestores e técnicos de saúde, com ênfase na ação de validação 10.4, que busca estimular os municípios a reforçarem as ações de vacinação das crianças. Principalmente no que tange às vacinas contra a poliomielite e o sarampo, de forma a reforçar a estratégia do Ministério da Saúde e sua campanha nacional no Semiárido, já que grande parte dos municípios dessa região apresentavam baixa cobertura vacinal. Os materiais também serão compartilhados com as capitais participantes da iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos – PCU do UNICEF.
 
Para essa campanha foram produzidos cards, jingle e VT. A proposta é que os municípios busquem por parcerias para divulgação dos cards e VT nas mídias sociais e emissoras de TV e o spot nas rádios, carros e motos de som da região. Também é importante envolver os profissionais de saúde, educação e assistência social do município nas ações.
 
Sugerimos que os municípios publiquem no grupo do Selo UNICEF no Facebook e na Plataforma Crescendo Juntos as iniciativas voltadas para a melhoria das coberturas vacinais.

Resultados sistêmicos e indicadores de referência:
  • Ação de Validação 10.4 - Implementar estratégias para ampliar a cobertura vacinal de rotina das crianças menores de 5 anos
  • Indicador de impacto I.12 - % de crianças de 1 ano com cobertura adequada para a tríplice viral D1 (> ou = a 95%).