Dúvidas mais frequentes sobre desafios do NUCA/JUVA

Dúvidas mais frequentes sobre desafios do NUCA/JUVA

O UNICEF deu início a uma série de plantões para tirar dúvidas sobre os desafios e atividades que devem ser realizados pelos núcleos de cidadania de adolescentes, seguindo a metodologia do Selo UNICEF. Nesta segunda (08), às 15h, a segunda transmissão ao vivo será feita pelo canal do UNICEF Brasil no youtube e abordará o desafio 5, #PartiuMudar.

O plantão é direcionado às mobilizadoras e aos mobilizadores de adolescentes, mas as meninas e os meninos - assim como os articuladores do Selo UNICEF - também estão convidados a acompanhar. Abaixo, confira as perguntas mais frequentes que surgiram na primeira live. 

Quem posta as atividades e comprovações do NUCA na Plataforma Crescendo Juntos?
O mobilizador de adolescentes é o responsável pela postagem e comprovação das atividades do NUCA do seu município. O articulador é o responsável por postar as demais iniciativas relacionadas aos Resultados Sistêmicos do Selo UNICEF. 

Gostaria de saber se as atividades do NUCA são colocadas no perfil do mobilizador ou do articulador.
Devem ser postadas no perfil do mobilizador. O articulador consegue apenas visualizar as postagens em relação ao NUCA, mas não deve postar nessa área.  

O modelo de relatório deve ser preenchido, escaneado e enviado? Pode ser preenchido a mão?
O relatório deve ser digitado, depois é só escanear (digitalizar) e enviar na PCJ. 

Todo documento deve ser mandado em pdf?
Recomendamos enviar em PDF pois não há risco de alteração e sabemos que é o arquivo final, uma vez que os arquivos em word podem ser modificados. 

Como relatamos ou postamos os vídeos e fotos na plataforma? A foto pode ser no mesmo arquivo do word/relatório? E o vídeo pode ser um link externo (canal do youtube ou outros)?
Os campos de coleta das tarefas na plataforma aceitam vídeos e fotos avulsos. Entretanto, há um limite no número de arquivos enviados por tarefa (máximo de 20 arquivos). Portanto, a sugestão é enviar fotos e vídeos dentro dos relatórios de atividades. Desse modo, o mobilizador poderá enviar apenas 1 arquivo dos 20 disponíveis.

Anexar as atividades na turma é a mesma coisa de anexar nas atividades que estão pendentes?
Os mobilizadores de adolescentes precisam se preocupar em comprovar apenas as tarefas relacionadas aos desafios dos NUCAs. Portanto, o mobilizador não precisa se preocupar com as tarefas “pendentes”.

As postagens das atividades na PCJ podem ser feitas todas de uma vez?
Recomendamos que sejam inseridas à medida em que vão acontecendo e sendo concluídas para que possamos acompanhar e haja tempo também para solucionar qualquer dificuldade. 

Temos até o final do Selo UNICEF para realizarmos as atividades dos desafios ou temos datas para entregar?
Não há um cronograma específico ou prazos individuais. O sistema da Plataforma Crescendo Juntos precisa fechar para as avaliações em março de 2020, então, esse é o prazo limite. Ou seja, é preciso se programar para cumprir todos os oito desafios e atividades previstas – e postar as comprovações adequadamente na PCJ - até março de 2020. 
 
Eu posso realizar todos os oito desafios?
Sim, os NUCAs/JUVAs devem realizar os oito desafios propostos. Seis desafios devem ter o mínimo de uma atividade realizada e dois desafios precisam ser realizados completos – ou seja, realizar todas as atividades sugeridas. Um dos completões é o Desafio 5 (#PartiuMudar) e o outro deve ser escolhido pelo próprio NUCA. 

Temos dois NUCAs no município (um rural é outro urbano). Os desafios precisam ser realizados igualmente nos dois NUCAs ou eles podem se complementar?
Os dois NUCAs podem se complementar e comprovar as atividades na plataforma. O que será considerado é a atuação do município, que deve realizar os oito desafios. 

Caso eu tenha mais de 16 adolescentes, sendo oito meninas e oito meninos, preciso criar outro NUCA ou posso integra-los em um só?
Pode integrar os demais participantes ao mesmo sim. Há apenas um limite mínimo de 16 adolescentes para o NUCA.

Todas as ações devem ter lista de presença?
Não, os mobilizadores precisam enviar apenas o relatório das atividades com uma descrição completa do que foi realizado com os adolescentes.