Curso “Infância em tempos de COVID-19” fortalece municípios na Amazônia Legal

Curso “Infância em tempos de COVID-19” fortalece municípios na Amazônia Legal

“A gente precisa ter um conhecimento. Precisa saber como lidar com essa situação, para evitar a contaminação entre as crianças, e também entre as crianças para os adultos, para os avós”. A fala da enfermeira Vânia Rodrigues simboliza os anseios de todos e todas que atuam na linha de frente do combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus, cenário que que coloca em alerta também quando os impactos chegam às crianças e adolescentes da Amazônia Legal. Por isso o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto da Primeira Infância (IPRED) realiza o Curso Infâncias em tempos de Covid-19.

Vânia Rodrigues(camisa listrada), enfermeira e Coordenadora da Saúde da Criança, participou do curso junto à outras colegas de trabalho.
Vânia Rodrigues à esquerda

Direcionado aos agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias e visitadores domiciliares, e também qualquer interessado, o curso de quatro horas abrange assuntos como Pré-natal, aleitamento materno, parto, saúde mental das crianças e adolescentes, entre outros.

“O curso foi de fundamental importância para que nós, como profissionais de saúde, pudéssemos obter alguns conhecimentos básicos de prevenção, de como evitar a contaminação, o contágio dessa doença em crianças e sabemos que crianças são um público que pode ser assintomático na Covid-19”, continua Vânia Rodrigues, que também é Coordenadora da Saúde da Criança no município de Coari (AM).

Como uma das respostas aos efeitos da pandemia do COVID-19 na vida de crianças e adolescentes, o curso busca alcançar técnicos atuantes, por exemplo, nas visitas domiciliares. Como da visitadora do Programa Criança Feliz, Dayana Lima de Araújo, no município de Jordão, no Acre, que registrou oficialmente 165 casos da Covid-19 confirmados, segundo o último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde até o dia 26.08.

O município aderiu algumas estratégias para adaptar os serviços à população, como agendamentos de consultas médicas durante diferentes horários do dia, consultas médicas realizadas por celular ou a domicílio, buscando reduzir a aglomeração nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Dayana Araújo, visitadora do Programa Criança Feliz
Dayana Araújo, visitadora do Programa Criança Feliz

“O curso me esclareceu várias dúvidas em relação a pandemia do Covid-19, o curso dá orientações precisas de como devemos realizar as visitas domiciliares, disponibiliza informações verídicas que podemos estar transmitindo para as famílias atendidas com total veracidade e foi criado com linguagem acessível o que melhora ainda mais o aprendizado”, conta Dayana Lima de Araújo.

Sobre o Curso: Iniciativa do UNICEF e IPREDE, o curso Infâncias em tempos de Covid-19 é direcionado para agente comunitário de saúde, lideranças comunitárias e visitadores domiciliares, mas também está aberto a QUALQUER INTERESSADO!

São apenas 4 horas/aula, contemplando conteúdo programático no contexto da Covid-19 como: conceitos básicos sobre a pandemia; criança, família, comunidade e programas; pré-natal, parto e puerpério; aleitamento materno; imunização; alimentação saudável e complementar; saúde mental das crianças e cuidadores; verdade x Fake News (notícias falsas).

Acesse link http://cursocovid19.unicef.iprede.org.br  e participe de um curso didático, on-line, gratuito e ainda com certificado.

 
Texto: Luciana Kellen, Instituto Peabiru.
Produção: Erlane Santos, Instituto Peabiru.