Acesse o modelo de relatório

O prazo final para a comprovação das ações desenvolvidas pelos municípios participantes desta edição do Selo UNICEF (2017-2020) está chegando. A Plataforma Crescendo Juntas (PCJ) está aberta até 30 de junho para postagens. É hora, então, de compartilhar o que foi desenvolvido neste período, as conquistas obtidas e as recomendações para superar os desafios que permanecem em atenção. Esse é o papel do 2º Fórum Comunitário, que permanece extremamente importante, exatamente, por ser uma prestação de contas e devolutiva à sociedade.

Com a pandemia do coronavírus e a recomendação de distanciamento social, algumas alternativas foram pensadas pelo UNICEF para possibilitar a realização deste resultado, que não deve ser realizado de forma a aglomerar pessoas presencialmente. Mas a análise da situação e a devolutiva segue sendo essencial para garantir os direitos das crianças e adolescentes de cada município. 

Antes, os municípios deveriam comprovar a ação com a lista de presença dos participantes do Fórum e o relatório do evento. Agora, o caráter de transparência continua com a elaboração de um relatório – seguindo o modelo disponibilizado pelo UNICEF, validado pelo prefeito e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

Confira os detalhes do fluxo na imagem abaixo e tire também qualquer dúvida neste vídeo, disponibilizado na formação do 6º Ciclo de Capacitação. Lembre-se: antes de ser inserido na Plataforma Crescendo Juntos, o relatório precisa passar pelo prefeito e pelo CMDCA, que emitirão ofícios de validação. 

Alternativa ao 2º Fórum Comunitário

Juazeiro do Piauí realizou uma forma alternativa do Fórum Comunitário
Os gestores de Juazeiro do Piauí realizaram de forma virtual, nessa segunda-feira (22), o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. As ações que foram desenvolvidas pelo município, dentro da metodologia da iniciativa, foram transmitidas pelas redes sociais. A articuladora do município Desterro Barros destacou o esforço coletivo e a formação de todas as equipes no desenvolvimento das ações, que contribuíram com a melhoria de oito indicadores em relação ao ano inicial, a exemplo do percentual de crianças com BPC que estão na escola, que aumentou 11,5%.