156 municípios do RN participam de encontro do Selo UNICEF

Submitted by admin on 07/05/2018 - 14:05

Reuniões entre gestores municipais, equipes do UNICEF e parceiros técnicos acontecem em Natal (8 e 9), Currais Novos (10) e Portalegre (11). Adolescentes também participam

Representantes dos 156 municípios do Rio Grande do Norte que participam da atual edição do Selo UNICEF estarão reunidos com equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros, entre 8 e 11 de maio, em Natal, Currais Novos e Portalegre. O encontro faz parte do segundo ciclo de capacitações do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 e incluirá a apresentação da situação atual dos indicadores sociais dos municípios participantes. Um grupo de adolescentes, inclusive, também participará da agenda.  

Cada município será representado pelo articulador do Selo UNICEF, o mobilizador de adolescentes, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo menos um adolescente que participa do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). As oficinas também abordarão orientações sobre o agrupamento dos municípios para avaliação pelo UNICEF, quais indicadores sociais serão monitorados e como isso será feito, além de apresentar e disponibilizar um amplo acervo de material e ferramentas de apoio às ações do Selo UNICEF.

A agenda visa ainda iniciar a organização do Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. “Esse encontro apresenta os pontos de partida. Esperamos que os participantes conheçam e entendam as linhas de base e sintam-se preparados e motivados a implementar as atividades necessárias. O Selo UNICEF é uma iniciativa que traz mudanças reais para o município, mas para isso é preciso um trabalho intersetorial e integrado de gestão com foco em resultados concretos”, destaca Jane Santos, especialista em programas do UNICEF.  

Com uma programação também direcionada aos adolescentes, a expectativa é que eles saiam do encontro sentindo-se mais aptos a implementar o núcleo de cidadania dos adolescentes (NUCA) em cada cidade, instrumento fundamental para a mobilização, organização e participação dos meninos e meninas. Também está previsto um debate de orientação sobre a promoção da saúde do adolescente e direitos à saúde sexual e reprodutiva.

#PartiuMudar – Outro tema em destaque será o projeto #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio, que é fruto de uma parceria entre o UNICEF, a Justiça Eleitoral e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs). A iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância do voto e a participação na vida política entre adolescentes de 16 e 17 anos. Para isso, amplia a discussão sobre temas como democracia, sistemas políticos, minorias e o papel da mídia na democracia.

Agenda:

8/5 e 9/5 – Natal (Com representantes de 35 municípios em cada dia)

Local: Ordem dos Advogados do Brasil - OAB / RN

Endereço: Rua Barão de Serra Branca, s/n – Candelária – RN, CEP: 59065-550

Horário: 8h às 16h

 

10/5 – Currais Novos (Com representantes de 40 municípios)

Local: UFRN/CERES/Currais Novos                  

Endereço: R. Manoel Alves, Currais Novos - RN, CEP: 59380-000         

Horário: 8h às 16h             

 

11/5 – Portalegre (Com representantes de 46 municípios)

Local: Centro Administrativo do Município de Portalegre                  

Endereço: Rua José Vieira Mafaldo, 122. Portalegre - RN         

Horário: 8h às 16h