Modelo de diagnóstico da situação das crianças e adolescentes no município

Modelo de diagnóstico da situação das crianças e adolescentes no município

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Para cada um dos 4 objetivos do Selo 2017-2020 apresentados abaixo (Ref. Págs. 27 a 29 do Guia Metodológico), responda da forma mais completa possível as cinco perguntas seguintes:

 

Objetivo 1: Garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos

Impacto: Meninos e meninas mais excluídos beneficiados pelas políticas públicas de inclusão e
serviços especializados e participando ativamente em processos de tomada de decisão
 

Pergunta 1: Como estão os indicadores de Impacto Social desse objetivo no seu município?

Responda a essa pergunta com base nos Relatórios de Linha de Base apresentados durante a capacitação, e que serão também disponibilizados no site do Selo UNICEF, assim como de outros dados mais atualizados disponíveis no seu município (secretarias municipais e outros órgãos/sistemas).
Sempre que possível, analise como está a situação do município considerando os fatores que geram desigualdade no acesso aos direitos, são eles: 1) gênero; 2) raça e etnia; 3) idade; 4) renda; 5) condição pessoal; e 6) território..

Pergunta 2: Alguma Ação de Validação do Selo já está sendo desenvolvida pelo município?

Qual/ais ações? Como? Quais são os principais resultados?

Pergunta 3: Que projetos, programas e políticas sociais relacionadas a esse objetivo existem no seu município?

Indique em um mapa onde acontecem essas iniciativas. Utilizando a lista contida no ANEXO 1 (páginas 5, 6 e 7), disponível no final deste documento, informe que serviços, instituições e equipamentos públicos ligados aos direitos de crianças e adolescentes existem em seu município e indique em dois mapas (um da sede e outro do município) onde estão esses equipamentos sociais. Os mapas podem ser obtidos nas prefeituras, companhias de eletricidade e/ou água e no site do Google Earth/Maps (www.googleearth.com). Assim que esses mapas estiverem terminados, recomendamos que eles sejam transformados em dois banners que serão apresentados durante o Primeiro Fórum.

Pergunta 4: Quais são os principais gargalos para o atingimento do objetivo?

O gargalo é uma expressão utilizada para definir o local onde se encontra determinado problema que impede o atingimento de um objetivo. Com base nas 10 dimensões apresentadas no ANEXO 2 (página 8), disponível no final deste documento, tente identificar possíveis gargalos para a realização desse objetivo.

Pergunta 5: Quais são os principais desafios e oportunidades do município para a realização desse objetivo?

 

 

Objetivo 2: Garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis

Impacto: Meninos e meninas com acesso ampliado a programas de saúde, educação e proteção social adequados e com qualidade, e participando ativamente na elaboração, implementação e monitoramento desses serviços

Pergunta 1: Como estão os indicadores de Impacto Social desse objetivo no seu município?

Responda a essa pergunta com base nos Relatórios de Linha de Base apresentados durante a capacitação, e que serão também disponibilizados no site do Selo UNICEF, assim como de outros dados mais atualizados disponíveis no seu município (secretarias municipais e outros órgãos/sistemas).
Sempre que possível, analise como está a situação do município considerando os fatores que geram desigualdade no acesso aos direitos, são eles: 1) gênero; 2) raça e etnia; 3) idade; 4) renda; 5) condição pessoal; e 6) território.

Pergunta 2: Alguma Ação Estratégica do Selo (de Políticas Públicas ou de Participação Social) já está
sendo desenvolvida pelo município? Qual/ais ações? Como? Quais são os principais
resultados?

Pergunta 3: Que projetos, programas e políticas sociais relacionadas a esse objetivo existem no seu município?

Indique em um mapa onde acontecem essas iniciativas. Utilizando a lista contida no ANEXO 1 (páginas 5, 6 e 7), disponível no final deste documento, informe que serviços, instituições e equipamentos públicos ligados aos direitos de crianças e adolescentes existem em seu município e indique em dois mapas (um da sede e outro do município) onde estão esses equipamentos sociais. Os mapas podem ser obtidos nas prefeituras, companhias de eletricidade e/ou água e no site do Google Earth/Maps. Assim que esses mapas estiverem terminados, recomendamos que eles sejam transformados em dois banners que serão apresentados durante o Primeiro Fórum.

Pergunta 4: Quais são os principais gargalos para o atingimento do objetivo?

O gargalo é uma expressão utilizada para definir o local onde se encontra determinado problema que impede o atingimento de um objetivo. Com base nas 10 dimensões apresentadas no ANEXO 2 (página 8), disponível no final deste documento, tente identificar possíveis gargalos para a realização desse objetivo.

Pergunta 5: Quais são os principais desafios e oportunidades do município para a realização desse objetivo?

 

 

Objetivo 3: Prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência

Sistema de proteção capaz de prevenir e responder àviolência contra crianças e adolescentes

Pergunta 1: Como estão os indicadores de Impacto Social desse objetivo no seu município?

Responda a essa pergunta com base nos Relatórios de Linha de Base presentados durante a capacitação, e que serão também disponibilizados no site do Selo UNICEF, assim como de outros dados mais atualizados disponíveis no seu município (secretarias municipais e outros órgãos/sistemas).
Sempre que possível, analise como está a situação do município considerando os fatores que geram desigualdade no acesso aos direitos, são eles: 1) gênero; 2) raça e etnia; 3) idade; 4) renda; 5) condição pessoal; e 6) território

Pergunta 2: Alguma Ação de Validação do Selo já está sendo desenvolvida pelo município? Qual/ais ações? Como? Quais são os principais resultados?

Pergunta 3: Que projetos, programas e políticas sociais relacionadas a esse objetivo existem no seu município?

Indique em um mapa onde acontecem essas iniciativas. Utilizando a lista contida no ANEXO 1 (páginas 5, 6 e 7), disponível no final deste documento, informe que serviços, instituições e equipamentos públicos ligados aos direitos de crianças e adolescentes existem em seu município e indique em dois mapas (um da sede e outro do município) onde estão esses equipamentos sociais. Os mapas podem ser obtidos nas prefeituras, companhias de eletricidade e/ou água e no site do Google Earth/Maps. Assim que esses mapas estiverem terminados, recomendamos que eles sejam transformados em dois banners que serão apresentados durante o Primeiro Fórum. 

Pergunta 4: Quais são os principais gargalos para o atingimento do objetivo?

O gargalo é uma expressão utilizada para definir o local onde se encontra determinado problema que impede o atingimento de um objetivo. Com base nas 10 dimensões apresentadas no ANEXO 2 (página 8), disponível no final deste documento, tente identificar possíveis gargalos para a realização desse objetivo.

Pergunta 5: Quais são os principais desafios e oportunidades do município para a realização desse objetivo?

 

 

Objetivo 4: Promover o engajamento e participação dos cidadãos

Impacto: Cidadãos engajados colaborando ativamente para conduzir ações públicas para a realização dos direitos das crianças e dos adolescentes

 

Pergunta 1: Como estão os indicadores de Impacto Social desse objetivo no seu município?

Responda a essa pergunta com base nos Relatórios de Linha de Base presentados durante a capacitação, e que serão também disponibilizados no site do Selo UNICEF, assim como de outros dados mais atualizados disponíveis no seu município (secretarias municipais e outros órgãos/sistemas).
Sempre que possível, analise como está a situação do município considerando os fatores que geram desigualdade no acesso aos direitos, são eles: 1) gênero; 2) raça e etnia; 3) idade; 4) renda; 5) condição pessoal; e 6) território.

Pergunta 2: Alguma Ação de Validação do Selo já está sendo desenvolvida pelo município?

Qual/ais ações? Como? Quais são os principais resultados?

Pergunta 3: Que projetos, programas e políticas sociais relacionadas a esse objetivo existem no seu município?

Indique em um mapa onde acontecem essas iniciativas. Utilizando a lista contida no ANEXO 1 (páginas 5, 6 e 7), disponível no final deste documento, informe que serviços, instituições e equipamentos públicos ligados aos direitos de crianças e adolescentes existem em seu município e indique em dois mapas (um da sede e outro do município) onde estão esses equipamentos sociais. Os mapas podem ser obtidos nas prefeituras, companhias de eletricidade e/ou água e no site do Google Earth/Maps. Assim que esses mapas estiverem terminados, recomendamos que eles sejam transformados em dois banners que serão apresentados durante o Primeiro Fórum.

Pergunta 4: Quais são os principais gargalos para o atingimento do objetivo?

O gargalo é uma expressão utilizada para definir o local onde se encontra determinado problema que impede o atingimento de um objetivo. Com base nas 10 dimensões apresentadas no ANEXO 2 (página 8), disponível no final deste documento, tente identificar possíveis gargalos para a realização desse objetivo.

Pergunta 5: Quais são os principais desafios e oportunidades do município para a realização desse objetivo?