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Selo UNICEF - 30 de abril de 2017 - Domingo
 
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1. O que é o SPE?
SPE é a sigla do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, desenvolvido e executado pelos ministérios da Saúde e da Educação com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O projeto tem como objetivo trabalhar os temas relacionados a saúde sexual e reprodutiva nas escolas, a partir de uma abordagem integrada de saúde e educação. O SPE espera ainda promover o protagonismo juvenil por meio de atividades que estimulem os jovens e adolescentes atuarem como sujeitos transformadores da realidade

Os eixos temáticos do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas são:
• Gestão integrada entre saúde e educação
• Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva
• Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids
• Diversidade sexual
• Relações de gênero
• Raça e etnia
• Direitos humanos
• Acesso a insumos de prevenção
• Cooperação internacional
• Participação juvenil
• Crianças e adolescentes vivendo com HIV e aids (Prevenção Posithiva)
• Populações vulneráveis
• Institucionalização do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
• Avaliação e Monitoramento

2. Como é feito o gerenciamento e a execução do Projeto?
O gerenciamento e a execução do SPE é intersetorial abarcando os três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Para cada um desses níveis foi criado um grupo gestor, com atribuições e responsabilidades bem definidas.

Assim temos o Grupo Gestor Federal, Grupo Gestor Estadual e Grupo Gestor Municipal.

Grupo Gestor Federal (GGF)
Gerencia o SPE em nível Federal. Esse grupo se reúne sistematicamente para trabalhar as diretrizes, a implantação e implementação, e o monitoramento e avaliação do Projeto.

Atribuições do Grupo Gestor Federal
• Coordenar o projeto em âmbito nacional.
• Apoiar a constituição dos GGE.
• Fortalecer a articulação entre gestores nos níveis estadual e municipal.
• Assegurar a consolidação dos eixos de formação nos temas prioritários.
• Apoiar os sistemas de educação, saúde e ONG na formação continuada de seus profissionais.
• Produzir, reproduzir, referenciar e distribuir materiais educativos.
• Formular e divulgar indicadores de monitoramento e avaliação do Projeto
• Supervisionar, monitorar e avaliar o processo de implementação do Projeto.
• Promover articulações em rede.
• Reunir-se com todos os parceiros no início do ano para planejamento das ações.
• Formar grupos de trabalho (GT), compostos por todos os parceiros, com o intuito de desenvolver estratégias de ação nos temas específicos, identificados como prioritários pelo GGF. O GT, por sua vez, deverá apresentar ao GGF para aprovação, planos e avanços do projeto a cada dois meses, aproximadamente.

Grupo Gestor Estadual (GGE)
É o responsável pelo gerenciamento do projeto em nível estadual. O GGE deve contar com a participação de representantes das secretarias de saúde e da educação, das universidades, demais secretarias, organização da sociedade civil e de jovens, conselhos, e de outros atores que desenvolvam trabalhos ou ações para promoção da saúde e para diminuição da vulnerabilidade da população escolar em relação as doenças sexualmente transmissíveis, a aids e a gravidez não planejada.

Responsabilidades do Grupo Gestor Estadual:
1 – Coordenar a política do SPE no âmbito do estado, promovendo a adesão dos municípios, acompanhando a implantação do projeto em cada localidade.
2 - Apoiar a constituição dos grupos gestores municipais.
3 - Viabilizar a constituição e a qualificação de facilitadores locais e regionais nas temáticas do SPE, para subsidiar as equipes escolares e de saúde no desenvolvimento das ações educativas.
4 - Produzir, reproduzir, referenciar e distribuir materiais de referência, em articulação com os níveis federal e municipal.
5 - Participar no desenvolvimento de estratégias de supervisão, monitoramento e avaliação.

Grupo Gestor Municipal (GGM)
É o responsável pela gestão local do SPE. Para isso, o compromisso das secretarias de saúde e educação é fundamental para a constituição de um grupo de trabalho (Grupo Gestor Municipal) com representantes da saúde, da educação e outras secretarias e instituições (Universidades, Organizações da Sociedade Civil, Conselhos, Secretarias da Cultura, Ação Social, Justiça, Esporte e Lazer, entre outras) que desenvolvam atividades junto à população jovem, bem como das organizações juvenis.

Para a constituição do Grupo Gestor Municipal, ressalta-se a importância do respeito aos princípios de autonomia e responsabilidade compartilhada entre União, estados e municípios.

Responsabilidades do Grupo Gestor Municipal
1 – Realizar análise situacional das realidades epidemiológica e das ações relacionadas à prevenção das DST e da aids e à promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, planejadas e/ou realizadas nas escolas do município.

2- Elaborar Plano de Ação, considerando a realidade do Município e de cada escola. Deverão ser criadas estratégias diferenciadas para as situações evidenciadas em cada micro-território.

3 - Linhas de ação que devem estar sob a responsabilidade do Grupo Gestor Municipal
• Realizar a formação continuada de profissionais que atuam nas escolas e nas unidades de saúde, utilizando metodologia que promova a participação juvenil, na perspectiva de que os jovens se tornem educadores entre seus pares.
• Identificar e divulgar materiais de referência existentes que sejam adequados à realidade local.
• Mobilizar as comunidades escolares para que, em parceria com os gestores, viabilizem a inclusão da temática relativa ao Projeto nos currículos das escolas e nos planos de ação das redes de ensino, assim como na estruturação dos planos de ação da rede de atenção básica em saúde, incluindo unidades básicas de saúde, equipes de Agentes Comunitários de Saúde ou da Estratégia de Saúde da Família.
•Identificar as escolas que apresentem condições favoráveis ao oferecimento do preservativo, inserindo-as na logística de distribuição local.
• Realizar eventos para troca de experiências, envolvendo a participação da comunidade escolar, com vistas à socialização e qualificação das ações locais.
• Avaliar de forma sistemática a execução do Projeto, a partir dos indicadores que foram estabelecidos no Plano de Ação.

É importante que a elaboração do projeto municipal produza efeitos na elaboração dos projetos políticos pedagógicos das escolas e no planejamento das ações de saúde do município.

Entre em contato com o Grupo Gestor do seu Estado e verifique quais municípios estão dentro do SPE e como funciona o projeto em cada Estado e Municípios.

3. Como os jovens participam no SPE?
Os jovens têm um papel fundamental no SPE, mesmo porque promover o protagonismo juvenil é um dos objetivos do Projeto. A participação se dá por meio de fóruns de debates, treinamentos para formação e capacitação para que eles atuem como multiplicadores para outros jovens.

Atualmente, diversos jovens estão sendo formados/as em inúmeras escolas por cerca de 400 jovens que já foram treinados pelo SPE.

4. O SPE produz algum tipo de material educativo?
O SPE já produziu materiais educativos e de divulgação para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao Projeto e realizem ações na área de saúde sexual e produtiva.

Os materiais são:

Guia de formação para profissionais de saúde e educação. O Guia é uma ferramenta para incentivar, desencadear e alimentar processos de formação continuada de profissionais da educação e da saúde, tomando-se como referência as inúmeras experiências que já vêm sendo implementadas em todo o país.

Folheto de divulgação do SPE. Folheto com informações sobre o que é e como funciona o SPE.

Folheto com dados do censo escolar 2005. A publicação contém Resultados sobre saúde e educação preventiva no censo escolar/2005.

Documento de diretrizes para implementação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Este documento visa orientar sobre a implantação e implementação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas nos níveis federal, estadual e municipal.


 

Guia de Formação

Guia de Diretrizes

Caderno de Coisas Importantes

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